TudoMed

Atentando-se à Depressão na Adolescência

A adolescência é uma fase repleta de desafios e descobertas, mas também é um período em que a saúde mental dos nossos jovens merece toda a atenção do mundo. A depressão pode se manifestar silenciosamente, afetando a vida de adolescentes de formas que muitas vezes não percebemos. A Neuropsicóloga Renata Christine responsável pelo Espaço de Saúde Reintegrar esclarece sobre esse tema que não pode passar despercebido!

Quando falamos de adolescência estamos falando de transformação, de mudanças e acima de tudo de movimento.

Mudanças fisiológicas acontecem e podem desencadear doenças psíquicas, entre elas a depressão, pois tais alterações fisiológicas podem funcionar como gatilho para quem tem alguma predisposição genética.

Este mês de setembro é um convite para nos conscientizarmos a respeito da prevenção ao suicídio, levando em conta que essa preocupação deve ser diária, no sentido de não nos omitirmos diante de mudanças bruscas no comportamento dos adolescentes, de subestimarmos quando eles de alguma forma tentam chamar a atenção, porque de fato estão chamando, podemos ir mais além, pode ser uma forma de pedir socorro!

Comportamentos de auto lesão podem acontecer e normalmente eles escondem, não significando que eles não demonstram sinais. Por isso a importância de ficarmos atentos aos adolescentes, não só ao seu comportamento, mas também às mudanças bruscas de humor, agressividade exacerbada e desproporcional, como também a atenção ao corpo.

Por essa razão não deixem que sinais passem desapercebidos, conversem com seus adolescentes, tentem entender o que eles, através dos comportamentos estão tendo, estão tentando dizer e expressar.

Um pedido de socorro pode vir de diversas formas! Não subestime esses pedidos. Acolha e não hesite em pedir ajuda profissional!

Por Renata Christine Pereira

Especialista em neuropsicologia
Especialista na análise do comportamento

Leave a comment

Sign in to post your comment or sine up if you dont have any account.

×