TudoMed

Você sabia que o câncer de mama pode estar relacionado ao seu trabalho?

O câncer relacionado ao trabalho é o câncer associado à exposição do trabalhador a agentes cancerígenos presentes nos processos e ambientes de trabalho. De 4 a 17%dos casos de câncer no mundo estão atribuídos ao trabalho. Isso não é pouco. Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2018, 472.124 mortes foram atribuídas ao câncer relacionado ao trabalho. Isso corresponde a 53% do total de mortes por doenças crônicas relacionadas ao trabalho.

Existem hoje, conhecidos 79 agentes cancerígenos nos ambientes de trabalho e 38 tipos de câncer relacionados ao trabalho. Dentre esses tipos, os câncer de mama é o que mais ocorre em mulheres.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre os anos de 2020 e 2022 mais de 180 mil mulheres serão afetas com o câncer de mama relacionado ao trabalho. O câncer de mama relacionado ao trabalho é o 2o Câncer que mais afeta as mulheres.

As principais ocupações que estão relacionadas ao câncer são: 

As trabalhadoras mais expostas são aquelas que atuam na Radiologia; Esterilização de materiais médico-cirúrgicos e hospitalares; Produção e aplicação de agrotóxicos organoclorados; Fabricação de transformadores elétricos (eletricistas); Esterilização industrial de produtos farmacêuticos e veterinários, de alimentos, de especiarias e de ração animal; Reparos elétricos; Elaboração de aditivos para plastificantes, tintas e adesivos; Atividades noturnas e Carregamento e distribuição de óxido de etileno. 

Mesmo em situações de troca de função, emprego ou aposentadoria, o trabalhador pode desenvolver câncer relacionado ao trabalho e apresentar sinais e sintomas da doença muito tempo depois! 

Segundo Marcelino e demais pesquisadores (2020), associar as condições de trabalho a fatores de risco para o câncer de mama vem ganhando mais atenção de pesquisadores. Eles enfatizam que a exposição a metais, produtos químicos, radiação e alteração do sono são os principais fatores de risco relacionado ao trabalho para o desenvolvimento do câncer de mama. 

Uma boa notícia é que 5,13% desses casos podem ser evitados apenas com a eliminação dos principais agentes cancerígenos nos processamentos de trabalho. 

Portanto observe seu ambiente de trabalho e se proteja das exposições aos agentes cancerígenos. Como o uso de aventais de chumbo em trabalhadoras da Radiologia, uso de equipamentos de proteção facial para trabalhadoras agrícolas e revezamento de escalas noturnas para mulheres que necessitam de trabalhar em períodos noturnos dentre outros.

Fique atenta aos principais sintomas do câncer de mama: 

  1. Caroço (nódulo) fixo, endurecido e geralmente indolor; (É a principal manifestação da doença)
  2. Alterações no bico do peito (mamilo). 
  3. Saída espontânea de líquido de um dos mamilos. 
  4. Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). 
  5. Pele da mama vermelha ou parecida com casca de laranja.

Fontes:

BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DO CANCER (INCA). Câncer de mama relacionado ao trabalho. (2022) Disponível em: https://www.inca.gov.br/publicacoes/infograficos/cancer-de-mama-relacionado-ao-trabalho
BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DO CANCER (INCA). Câncer de mama: vamos falar sobre isso? (2022) Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document/folder_mama_2022_periodo_eleitoral_0.pdf
BRITO-MARCELINO A, DUARTE-TAVARES RJ, MARCELINO KB, SILVA-NETO JA. Breast cancer and occupational exposures: an integrative review of the literature. Rev Bras Med Trab.2020;18(4):488-496

Por Anamaria Donato de C. Pititto

Enfermeira, sócia fundadora do Instituto AMG. Mestre em atenção a Saúde. Especialista em Urgência e Emergência. Professora universitária do curso de Enfermagem. Supervisora de estágio supervisionado em Enfermagem.

Leave a comment

Sign in to post your comment or sine up if you dont have any account.

×